top of page

Definir o termo Psicoterapia não se constitui numa tarefa simples. De forma geral, podemos considerar que a Psicoterapia refere-se a um método de tratamento psicológico exercido por um profissional treinado para tal, que tem por objetivo auxiliar as pessoas a lidarem de forma mais saudável com suas dificuldades e sofrimentos (Roudinesco & Plon, 1998).

Fazer uma Psicoterapia: Por quê?

Porque todos nós atravessamos momentos delicados e difíceis e não há nada de vergonhoso em pedir ajuda.

A Psicoterapia é um meio de intervenção muito eficaz em problemas da vida cotidiana que geram um estado de sofrimento recorrente, pois produz profundas e duradouras transformações na pessoa, com evidentes resultados positivos em diversas situações, como:

 - transtornos psicológicos como pânico, ansiedade, fobias, adicções,  depressão, anorexia, estresse pós traumático, dentre outros.

- superação de situações traumáticas, crises existenciais e de fases de transição na vida.

- conflitos pessoais, conjugais, familiares, interpessoais e grupais.

Não existem problemas "mais legítimos"do que outros para se começar uma Psicoterapia e o campo de atuação de uma Psicoterapia é muito amplo, podendo abarcar uma vasta constelação de formas de sofrimento psíquico.

Porque a Psicoterapia permite a construção de uma percepção diferenciada, através do autoconhecimento,  criando oportunidades para que o sujeito ressignifique a maneira como é afetado e como reage  frente às  diferentes situações. 

E, nunca é tarde para se começar uma psicoterapia!

bottom of page